Optometria pelo mundo
- Yuri Ortigara
- 12 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
A OMS preconiza que "a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo".
Atualmente a Optometria é reconhecida no mundo inteiro como a profissão responsável pelo atendimento primário da saúde visual, é uma profissão que existe a mais de um século, surgiu nos Estados Unidos por volta de 1870. Sendo uma área da saúde visual independente, completamente difundida e respeitada em mais de 130 países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Rússia, Japão, China, índia, África do Sul, Israel, Líbano, Austrália, Nova Zelândia e outros.
A forma de atuação difere de um pais para o outro, porém os ofícios mais comuns são a prescrição de lentes, lentes de contato, terapias visuais, estudos científicos e desenvolvimento acadêmico.
Para se chegar até a optometria de hoje, diversos lugares do mundo tiveram contribuição, a história relata que inúmeros povos já vinham buscando auxílios para melhorar a visão de alguma forma.
Fonte: Universidade de Waterloo.

Se analisarmos a linha cronológica da optometria, fica evidente que esta profissão se fortaleceu com o passar do tempo em todo o mundo por ter em seu DNA, entender as necessidades de cada paciente para assim poder proporcionar uma maior qualidade de vida, indo muito além da prescrição de um par de óculos.
A optometria fortalece também estudos que buscam trazer soluções para problemas atuais como avanço extremamente acelerado da miopia onde pesquisadores desenvolvem estudos em diversas frentes visando trazer soluções para os pacientes em todo o mundo.
Desta forma ganhou relevância de diversas organizações como a Organização Mundial da Saúde – OMS, Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, a Organização das Nações Unidas – ONU/UNESCO e Organização Internacional do Trabalho – OIT.
FONTES:
Conselho brasileiro de Óptica e Optometria.
World Council of Optometry
Comentários